A menopausa é um período cheio de novidades para as mulheres. É necessário parar, respirar e se preparar para um novo ciclo da vida. Mas, dá para passar por ela de uma maneira mais leve! Você sabia que os exercícios físicos são grandes aliados para o bem-estar durante a menopausa?

Durante toda essa mudança hormonal da menopausa, a prática de exercícios regulares é uma ótima estratégia para queimar gorduras e melhorar o humor. Além desses benefícios, a atividade física diminui o risco de doenças cardíacas, fortalece os ossos e evita o nervosismo, a insônia e ajuda evitar quadros depressivos.

É importante ressaltar que a prática esportiva libera a tão adorada endorfina na corrente sanguínea, responsável pelo bem-estar emocional e físico. Isso vai garantir que a mulher consiga se sentir mais confiante, saudável e confortável para encarar os desafios da menopausa. Por isso, deve-se separar pelo menos três dias da semana para a prática de exercícios durante 20 a 60min de intensidade moderada a forte com a participação dos grandes grupos musculares com pernas e glúteos para poder aproveitar todos esses benefícios.

Bora começar com os exercícios, mulherada? Separamos alguns exemplos de modalidades para vocês:

– Hidroginástica
As aulas de hidro trabalham todo o corpo e por ser realizado na água minimizam os riscos de lesões nas articulações. Fora que, estando na água, você vai estar fresquinha, sem aquele calorão todo. E como é uma aula em grupo, ainda, poderá fazer novas amizades.

– Caminhada
Separe um bom par de tênis, roupas confortáveis e vá explorar as redondezas da sua casa ou um bonito parque da sua cidade. A caminhada preserva a elasticidade das artérias, queima calorias e estimula a reposição óssea. Procure fazer uma caminhada que tenha uma leve dificuldade para conversa, pois isto sinalizará que está em uma intensidade moderada. Força!

– Dança
A dança é uma ótima opção para manter seu corpo ativo. Numa aula nada monótona, os movimentos melhoram a coordenação motora, promovem bem-estar e socialização. Além disto a dança lhe ajudará reconectar com seu próprio corpo facilitando o gostar de si mesma. Se você nunca dançou na vida, não sabe o que está perdendo.

– Pilates
Nas aulas de Pilates, você vai encontrar exercícios excelentes para aumentar a flexibilidade e manter os músculos durinhos, principalmente do abdomem. A maioria dos exercícios nesta aula necessitam um grande controle e concentração, fazendo com que você desenvolva uma elevada consciência postural.

– Musculação:
A musculação fortalece os músculos e ossos, que podem ficar mais frágeis nesse período da vida. Geralmente o metabolismo pode ser aumentado com estimulo de aumentar a massa de músculo , por isto esta modalidade afasta o risco de osteoporose e ajuda a manter a gordura sob controle por um aumento no gasto calórico em repouso.

Movimente-se e passe por esse período de forma mais leve! 😉

Fontes:
https://delas.ig.com.br/saudedamulher/12-passos-para-uma-menopausa-saudavel/n1237824681182.html

https://globoplay.globo.com/v/3212578/

https://www.tuasaude.com/exercicios-na-menopausa/

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here