gasto calórico X perda de pesoVocê sabe qual é a relação entre o gasto calórico e a perda de peso?

Esses são termos muito comuns na rotina das pessoas na atualidade, principalmente para quem buscar um ajuste aos padrões de beleza.

Mas desde os primórdios o ser humano trava uma busca incessante para se adequar aos padrões do que é considerado belo em sua época.

Considerando que esses padrões estéticos variam consideravelmente ao passar do tempo, a preocupação atualmente é perder peso.

Saiba aqui qual a verdadeira relação entre gasto calórico e perda de peso

Como calcular o gasto calórico?

Nos dias de hoje, a conquista do corpo escultural é uma grande preocupação para homens e mulheres e devemos ser cautelosos quanto a isso.

Principalmente porque a partir da crescente demanda por atender a esse padrão de beleza, as mídias se tornaram repletas de dietas e exercícios ditos “milagrosos”, que podem causar desaceleração do metabolismo ou até danos severos e irreversíveis à saúde.

Uma das dúvidas mais frequentes sobre perda de peso é sua relação com o gasto calórico. Já imaginou quantas calorias o corpo gasta por dia em atividades como uma corrida ou um dia de academia?

Também é muito comum outras perguntas como: caminhada gasta quantas calorias? Ou: quantas calorias gasta pulando corda? Ou musculação?

E consequentemente as próximas dúvidas serão relacionadas à quantidade de perda de peso obtida a partir da realização destes exercícios.

Não é raro vermos uma associação direta entre o gasto de calorias e a perda de peso. No entanto, essa visão está equivocada e pode confundir aqueles que estão em busca de diminuir uns quilinhos.

Perder peso tem relação com gasto calórico diário?

Algumas pessoas acreditam que perder calorias é sinônimo de perder peso. Mas de nada adianta manter uma rotina com intensas atividades físicas caso a sua ingestão de calorias ainda esteja acima daquilo que você gasta no dia a dia.

A regra fundamental para perder peso é simples: gastar mais energia (calorias) do que se ingere.

Isso acontece porque, quando seu corpo tem calorias em excesso ao longo do dia, elas podem se transformar em reserva de energia e são armazenadas em forma de gordura.

Dessa forma, as únicas formas de perder peso são comendo menos ou gastando mais calorias, sendo a situação ideal uma combinação entre as duas opções.

Perder gordura exige paciência e disciplina

Para perder gordura de forma saudável é preciso ter paciência. A redução da massa gorda geralmente só ocorre quando a pessoa combina uma dieta saudável e equilibrada a uma rotina de atividades físicas.

Tão importante quanto comer menos para ingerir menos calorias é comer bem.

Ou seja, não adianta querer questionar “como saber quantas calorias eu gasto por dia?”, se você não alcançar o equilíbrio entre a ingestão do que consome.

Esta dieta na qual a pessoa se questiona quantas calorias gastamos por dia, deve ser composta de vitaminas, fibras, carboidratos e gorduras, que é uma das melhores formas de se manter saudável e também no peso ideal.

Calcular gasto calórico: monitoramento

O corpo humano consome calorias a todo o momento para manter suas funções vitais, como o funcionamento dos órgãos, que é o gasto calórico basal.

Então é correto dizer que produzimos gasto calórico até quando estamos parados. Então, a próxima curiosidade de quem quer perder peso pode ser quantas calorias gastamos dormindo. E é claro que gastamos.

Mas não basta ficar só dormindo para calcular o gasto calórico diário e a perda de peso. É preciso outros requisitos.

O gasto energético basal, deve ser somado às atividades que se fazem ao longo do dia para se encontrar o gasto energético total e calcular gasto calórico diário.

Com uma estimativa do seu gasto energético total, será possível monitorar quantas calorias você está ingerindo por dia durante as refeições para saber quando será necessário reduzir o consumo e que tipos de atividades físicas podem ajudar no emagrecimento.

Existem várias ferramentas que são verdadeiras calculadoras de gasto calórico, que ajudam a incorporar esse controle à rotina, desde tabelas no computador até aplicativos de smartphone.

É preciso lembrar na tabela de gasto calórico os cálculos e estimativas sempre devem levar em conta o peso, a idade e os hábitos da pessoa.

Efeito contrário

A fórmula para perder peso deve ser seguida com cautela. É preciso ter em mente que somente reduzir o consumo de calorias não é suficiente para o emagrecimento saudável.

Caso você reduza a ingestão de calorias de forma exagerada e sem levar em conta o equilíbrio dos nutrientes, seu corpo pode reagir de forma contrária do que se espera.

A queda radical no consumo energético pode diminuir o metabolismo do seu organismo e fazer com que seu corpo acumule mais gordura do que o normal ao ingerir alimentos.

Dessa forma, jamais induza seu corpo à fome. Lembre-se de manter uma alimentação saudável e equilibrada e incorporar pequenas mudanças na rotina.

Não se esqueça, ainda, que o gasto energético varia de pessoa para pessoa, criando necessidades específicas para que cada pessoa encontre seu peso ideal.

Por isso, é importante realizar uma avaliação física, para que o gasto calórico e atividade física  sejam balanceados.

 

Deseja comer melhor para viver bem?

 

4 COMENTÁRIOS

  1. Excelente dica sobre emagrecimento, estou precisando de incentivo e muita força de vontade e conseguir encontrar aqui no seu artigo, muito obrigada, vou colcoar em prática e ver se vou conseguir obter os melhores resultados possíveis. Obrigada.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here