5 dicas para passar pelo inverno sem perder o shape do verão

Confira estratégias para não perder o pique quando o frio se confunde com a preguiça!

É só bater aquele friozinho do inverno que o corpo já vai desacelerando naturalmente e a vontade de ficar na cama mais uns minutos faz com que você desista de ir à academia, certo?  Nada disso!

Independente do clima, a saúde merece cuidados durante todo o ano e os treinos são fundamentais para se manter firme, com a imunidade lá em cima e a disposição a mil.

Confira algumas dicas para superar os obstáculos que surgem com as baixas temperaturas  e chegar a mais um verão saudável, e com um shape que atravessa qualquer estação!

Permita-se aquela esticadinha a mais na cama seguida de um treino a jato e eficiente.

Tão importante quanto colocar o corpo em movimento é garantir o devido descanso.

Se estiver muito difícil levantar de manhã, está tudo bem dormir um pouco mais, desde que o treino seja curto, mas intenso!

Entre as 10 maiores tendências globais de fitness para 2017, o American College of Sports medicine elencou:

  • a tecnologia dos wearables,
  • o treinamento de força com uso do peso corporal
  •  as atividades de alta intensidade para emagrecimento.

Todas estas tendências podem ser encontradas no novo programa oferecido pela Cia Athletica nas salas de musculação de suas 17 unidades.

O CIATODODIA é um sistema virtual de treinamento com acompanhamento profissional presencial.

Os treinos são  apresentados  em painéis de TV e foram elaborados pelos melhores especialistas:

  • em treinamento funcional,
  • levantamento de peso olímpico (LPO)
  • flexibilidade do grupo Cia Athletica.

Diariamente os alunos da Cia Athletica terão acesso a um treino completamente diferente, com duração de até 30 minutos.

Os treinos funcionais podem ser voltados para força, potência ou resistência;

Os treinos de Levantamento de Peso Olímpico (LPO) são divididos em aulas educativas e aulas de aperfeiçoamento para os movimentos de Snatch (Arranque) e Clean and Jerk (Arremesso).

Os treinos de flexibilidade incluem liberação miofascial, exercícios de mobilidade articular (soltura) e alongamento.

“A variedade e a riqueza motora proporcionada pela grande diversidade de movimentos traz benefícios neuromusculares adicionais que incluem maior coordenação, maior agilidade e maior equilíbrio” destaca Mônica Marques, diretora técnica do grupo Cia Athletica.

Esqueça a preguiça e ganhe coragem com as aulas coletivas.

Sair das cobertas e encontrar um grupo de “loucos” dispostos a mover o corpo pode ser a injeção de ânimo que você precisa para seguir com a academia também no inverno.

Na Cia Athletica, a Cross Swim é uma das mais novas aulas coletivas com um toque de exclusividade.

Na aula de Cross Swim o praticante utiliza uma piscina de 25 metros, 4 estações funcionais,  contendo step, colchonete, fita de suspensão e medicine balls.

“Com duração de 45 minutos, a aula surpreende todos os dias e atrai o público que não gosta de rotina, já que o treino muda diariamente” explica Fernando Barros, gerente de natação da Cia Athletica Campinas.

O treinamento cardiovascular tem duração de 20 a 25 minutos, é sempre intervalado para permitir maior intensidade e é realizado na piscina, principalmente utilizando o nado CRAWL.

Para aqueles que não dominam este nado são disponibilizados coletes flutuantes que ajudam a realizar corridas e/ou caminhadas dentro da piscina.

O restante da aula é composto por exercícios funcionais globais com a utilização de equipamentos variados. Tá aí uma piscina indoor que dá para encarar sem desculpas em qualquer época do ano.

Aqueça seu metabolismo com os treinos de alta intensidade.

Outra maneira de manter o ritmo durante as estações mais frias são os treinos de alta intensidade que trabalham vários grupos musculares simultaneamente.

Uma das aulas criadas pela Cia Athletica para colocar em prática esse conceito é a Cia Cycle. Cia Cycle é uma aula superintensa, e, além de pernas e glúteos, trabalha braços, ombros, peito e costas com uso de halteres e borrachas sobre a bike.

O objetivo da aula é oferecer um treino global intercalando flexões de braços, remadas, exercícios para os ombros e para a musculatura dorsal com os giros.

Cia Cycle tem 45 minutos de duração e um consumo calórico aproximado de 500 a 600 calorias.

“Cia Cycle não é Spinning, mas sim um workout completo no qual trabalhamos o corpo todo com muita animação, energia e motivação”, completa Rodrigo Gusman, gerente de ginástica da Cia Athletica Anália Franco.

Equilibre as delícias no cardápio de inverno com atividades de altíssimo gasto calórico.

Frio pede queijos, vinho, chocolates… fica difícil não cair em tentação! Para equilibrar a maior ingestão de calorias no outono/inverno, vale a pena focar em atividades voltadas para o emagrecimento e que tragam alto gasto calórico.

É o caso da Orange Zone, aula desenhada pela Cia Athletica com base nas principais tendências apontadas por pesquisa do American College of Sports Medicine.

A aula associa o uso de tecnologia com um mix de exercícios de força, priorizando o uso do peso corporal.

Durante a aula, os alunos têm a sua frequência cardíaca monitorada em tempo real, através do uso de monitores (cintas ou relógios). A monitoração da intensidade, projetada nas TVs, permite ao professor e aos alunos fixarem metas de intensidade para cada fase da aula. Na aula Orange Zone, os alunos devem alcançar e permanecer na zona laranja de intensidade por 12 a 20 minutos.

Essa zona de treinamento, compreendida entre 84% e 91% da frequência cardíaca máxima, indica o momento do limiar onde o praticante passa a utilizar predominantemente o glicogênio como fonte de energia, depletando os seus estoques musculares.

“Depois do treino, o organismo precisa repor estes estoques, e parte da energia necessária para esta reposição vem da gordura corporal, por meio do efeito conhecido como EPOC (excess post exercise oxigen consumption), que pode durar até 48 horas”, explica Monica Marques.

O treino intenso proporciona um grande consumo calórico (500 a 800 kcal/hora) e também o aumento das enzimas e hormônios que facilitam metabolicamente a mobilização da gordura.

Defina metas semanais para não perder o foco.

Para não perder tudo que conquistou no verão, é importante estabelecer objetivos claros que ajudam a organizar a rotina. Aproveite melhor o tempo e a energia disponíveis para treinar durante as temperaturas mais baixas.

“Suas metas precisam estar alinhadas com seus recursos atuais como tempo, espaço/local para treino e custo para realizar isto, além do prazo que deseja atingir uma meta”, afirma Cacá Ferreira, gerente técnico corporativo da Cia Athletica.

Ele explica que, para os iniciantes, uma frequência de duas vezes por semana na academia é suficiente.

No caso de quem já treina com assiduidade, o ideal é manter um ritmo de três a quatro vezes por semana.

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