Recomendações para degustar a sua ceia de Natal sem excessos!

O Natal está chegando e é nessa época que temos a oportunidade de reunir a família e amigos para confraternizar, além de nos deliciarmos com as tradicionais comidas da ceia de natal. Mas é diante dessa tentadora mesa que não podemos esquecer de que este não é o último Natal ou réveillon de nossas vidas. Esta ocasião não deve ser o começo de uma jornada engordativa. Por isso, a palavra de ordem é equilíbrio.

Coma e beba com moderação e deixe a “comemoração alimentar” apenas para o dia da festa, quando você poderá comer um pouco mais sem culpa. Na hora do preparo, o ideal é elaborar uma ceia que seja suficiente apenas para a ocasião especial e não para render nos almoços e jantares da semana inteira. Mesmo tendo muitas opções, é possível manter o propósito de emagrecer, manter o peso e não causar alterações nos níveis sanguíneos.   Confira as dicas que preparamos para que você possa planejar e aproveitar uma ceia mais saudável:

1. É importante evitar alimentos com alto teor de gorduras saturadas, como frituras, embutidos (presunto, salsicha e salame), maionese, queijos gordos (gorgonzola, provolone e cheddar), carnes gordas (pernil, bacon, pele de aves e carnes vermelha com gordura) ou massas com creme de leite.

2. Dispense o consumo exagerado de bebidas alcoólicas.

3. Aperitivos: prefira uvas, damascos secos, ameixas, tâmaras e outras frutas.

4. Saladas: inicie a ceia com saladas cruas, pois possuem alto teor de fibras que irão atuar na absorção das gorduras. Invista em saladas tropicais com pedaços de frutas como maçã, abacaxi, manga e uva. Na hora de temperar, utilize molhos à base de azeite de oliva, cebola, orégano e pimenta vermelha.

5. Prato principal: use carnes brancas como peru, chester, frango, tender magro e lombo em sua ceia de natal. Para regar os assados, é bom usar sucos e laranja com ervas, evitando óleos e manteiga. Sempre escolha ingredientes com menor valor calórico, como leite desnatado, ricota, verduras, legumes e frutas. Nas farofas é importante evitar o uso de embutidos (presunto e linguiça) para que se evite o excesso de gordura e sódio. As amêndoas, avelãs, nozes, castanhas de caju e pará, pistache, são ricas em gorduras insaturadas que trazem benefícios para o organismo, porém devem ser ingeridas com moderação.

6. Decoração: Abuse das frutas para enfeitar os pratos. As frutas cristalizadas são mais calóricas do que as frutas frescas, por isso, devem ser evitadas.   Fique atento aos seguintes alimentos:

Chester: um frango muito maior que o convencional que apresenta mais gorduras do que o peru e uma menor quantidade de proteínas.

Pernil suíno ou de vitelo: são bem mais saborosos por apresentarem uma concentração maior de gorduras, porém, são mais calóricos.

Panetone: apesar de possuir frutas secas, a sua massa é rica em gorduras e, por isso, deve ser ingerido em pequenas quantidades.   Pronto! Agora é só seguir as dicas e curtir uma ceia saudável e livre de perigos para a sua dieta. Desejamos que, além de saboroso, esse seja um momento de muita paz e união.

 

 

 

Quer mais dicas incríveis para usar em sua Ceia de Natal e durante todo ano?

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