As festas de final de ano estão chegando, e com elas uma forte ameaça ao seu treino do ano inteiro.

Resistir as tentações das confraternizações de amigos, da empresa, dos colegas da faculdade e da família é um verdadeiro desafio. Mas você não precisa se afastar de todos apenas para manter o corpo em forma! Hoje daremos dicas para você curtir o fim de ano sem peso na consciência e na balança.

Não quebre o ritmo do seu treino
O final de ano é uma época cheia de compromissos, mas não deixe que eles atrapalhem sua rotina de exercícios. Tente encaixar seu treino dentro dos seus horários, e se possível, aumente em 15 minutos cada treino para compensar a comilança que está porvir. A alimentação nos dias que precedem as festas também conta bastante para que não comece o próximo ano com o jeans apertado. Segundo Alessandra Caviglia, nutricionista (CRN: 4768) da Cia Athletica Kansas, é importante manter sua alimentação habitual nos dias 24 e 31 de dezembro, e não deixar a atividade física de lado. Mesmo nesses dias, procure fazer ao menos uma caminhada de 30 minutos.

Chegou o dia! Como me alimentar corretamente?
Confira as dicas da Alessandra, nossa nutricionista, para sua alimentação:
● Não reduza o consumo alimentar durante o dia, você vai ter mais fome na hora da ceia. Lembre-se que comemos primeiramente com os olhos e nestas festas todos os pratos estimulam mais a fome pela apresentação. São bonitos, coloridos e fartos.
● O ideal é fazer um lanche leve (sanduíche com queijo frescal light ou iogurte com frutas ou cereais) por volta das 20 horas. Isso com certeza vai te ajudar na hora dos aperitivos.
● Comece sempre pela salada. Evite as maioneses ou temperadas com molho à base de gorduras.
● Escolha uma preparação principal, à base de carne branca e a que for preparada com menor quantidade de gordura. Experimentar um pouquinho de cada vai representar uma porção exagerada. O peru com certeza é a melhor opção.
● Opte por somente um acompanhamento à base de carboidrato: arroz, batata ou farofa, não dá para comer todos.

Mas e a sobremesa, pode?
Segundo nossa especialista, sim: “As frutas frescas são a melhor opção. Caso não resista, lembre-se de consumir pequenas porções. As frutas secas sempre consumidas nesta época são nutricionalmente saudáveis, por terem gordura “boa” e muitas vitaminas e minerais importantes. Só não esqueça que elas são altamente calóricas.”

A cervejinha está liberada?
Não são somente as comidas que contribuem para o nosso ganho de peso nas festas de final de ano, as bebidas alcoólicas são uma verdadeira bomba calórica. Nossa nutricionista orienta: “Não exagere nas bebidas alcoólicas. Tente consumir apenas uma ou duas doses, só para comemorar. Evite as mais doces (são mais calóricas). Sempre as acompanhe com água, você não quer ficar de ressaca no dia 25.”

Não resisti e “enchi a pança”, e agora?
Você tentou se controlar e maneirar na alimentação nos doces e bebidas, mas no último dia de festa deu uma escorregada, e agora? Não desanime, volte a se alimentar de forma balanceada e compense o exagero com exercícios no dia seguinte. Ficou mais tranquilo com nossas dicas? Dá para se divertir e aproveitar muito as festas de fim de ano sem perder todo o trabalho realizado durante os 12 meses. Siga as orientações de nossa nutricionista e comece 2014 com o pé direito magro (e o esquerdo também)!

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