CEIA DE NATAL SAUDÁVEL: DICAS!

Recomendações da nutricionista Andréa Pinchelli para degustar a sua ceia de Natal sem excessos!

O Natal está chegando e é nessa época que temos a oportunidade de reunir a família e amigos para confraternizar, além de nos deliciarmos com as tradicionais comidas da Ceia de Natal.

Mas é diante dessa tentadora mesa que não podemos esquecer de que este não é o último Natal ou Réveillon de nossas vidas.

Esta ocasião não deve ser o começo de uma jornada engordativa. Por isso, a palavra de ordem é equilíbrio.

Coma e beba com moderação e deixe a “comemoração alimentar” apenas para o dia da festa, quando você poderá comer um pouco mais sem culpa.

Na hora do preparo, o ideal é elaborar uma ceia que seja suficiente apenas para a ocasião especial e não para render nos almoços e jantares da semana inteira.

Mesmo tendo muitas opções, é possível manter o propósito de emagrecer, manter o peso e não causar alterações nos níveis sanguíneos.

Confira as dicas que preparamos para que você possa planejar e aproveitar uma ceia mais saudável:

1. É importante evitar alimentos com alto teor de gorduras saturadas, como frituras, embutidos (presunto, salsicha e salame), maionese, queijos gordos (gorgonzola, provolone e cheddar), carnes gordas (pernil, bacon, pele de aves e carnes vermelha com gordura) ou massas com creme de leite.

2. Dispense o consumo exagerado de bebidas alcoólicas.

3. Aperitivos: prefira uvas, damascos secos, ameixas, tâmaras e outras frutas.

4. Saladas: inicie a ceia com saladas cruas, pois possuem alto teor de fibras que irão atuar na absorção das gorduras.

Invista em saladas tropicais com pedaços de frutas como maçã, abacaxi, manga e uva.

Na hora de temperar, utilize molhos à base de azeite de oliva, cebola, orégano e pimenta vermelha.

5. Prato principal: use carnes brancas como peru, chester, frango, tender magro e lombo em sua ceia de natal.

Para regar os assados, é bom usar sucos e laranja com ervas, evitando óleos e manteiga.

Sempre escolha ingredientes com menor valor calórico, como leite desnatado, ricota, verduras, legumes e frutas.

Nas farofas é importante evitar o uso de embutidos (presunto e linguiça) para que se evite o excesso de gordura e sódio.

As amêndoas, avelãs, nozes, castanhas de caju e pará, pistache, são ricas em gorduras insaturadas que trazem benefícios para o organismo, porém devem ser ingeridas com moderação.

6. Decoração: Abuse das frutas para enfeitar os pratos. As frutas cristalizadas são mais calóricas do que as frutas frescas, por isso, devem ser evitadas.

Ceia de Natal Saudável

Fique atento aos seguintes alimentos:

Chester: um frango muito maior que o convencional que apresenta mais gorduras do que o peru e uma menor quantidade de proteínas.

Pernil suíno ou de vitelo: são bem mais saborosos por apresentarem uma concentração maior de gorduras, porém, são mais calóricos.

Panetone: apesar de possuir frutas secas, a sua massa é rica em gorduras e, por isso, deve ser ingerido em pequenas quantidades.

 

Pronto! Agora é só seguir as dicas e curtir uma ceia saudável e livre de perigos para a sua dieta.

Desejamos que, além de saboroso, esse seja um momento de muita paz e união.

Quer mais dicas incríveis para usar em sua Ceia de Natal e durante todo ano?

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