5 dicas de reeducação alimentar para as promessas no Ano Novo!

Ano novo, vida nova, e as promessas para os próximos dias sempre voltam…

Especialmente se estão relacionadas ao controle de peso, iniciar alguma atividade física ou se alimentar melhor!

Fazer promessas é fácil, difícil é manter a palavra durante todo o ano. Pretende fazer diferente esse ano? Confira abaixo nossas dicas de reeducação alimentar!

Reduza o consumo de alimentos prontos e industrializados


O dia a dia corrido das grandes cidades aumentou, e muito, o consumo de alimentos industrializados, pré cozidos ou prontos.

Apesar da praticidade, pelo rápido preparo ou nenhuma necessidade de encarar a cozinha, estes produtos não são a melhor escolha para se alimentar.

Além de ricos em sódio (que auxilia na conservação destes alimentos) eles possuem alto teor de sacarose e conservantes.

Sempre que possível, prefira comer algo natural, mesmo que seja necessária maior dedicação e tempo gastos no preparo de sua refeição. O seu corpo agradece!

Aumente significativamente a ingestão de líquidos


Um dos hábitos mais importantes para se manter saudável é a ingestão frequente de líquidos. Especialmente em localizações com temperaturas elevadas!

É comum observar que a maioria das pessoas não consegue consumir o volume ideal de líquidos recomendado por dia. O correto é ingerir aproximadamente 2 litros de água pura, no mínimo.

Ao invés  disso muitas pessoas estão repondo a perda hídrica através do consumo de refrigerantes e sucos industrializados.  Estes são geralmente mais calóricos e ricos em açúcar do que produtos naturais.

A ingestão adequada de líquidos (especialmente água) é importante para manter a hidratação, além de auxiliar no funcionamento adequado do trato gastrointestinal e também no tratamento do cabelo e da pele.

Por isto, sempre carregue consigo uma garrafinha cheia de água para se hidratar frequentemente, em qualquer lugar que estiver.

Reeducação alimentar: beba muita água!
Reeducação alimentar: beba muita água!

Reeducação alimentar, e não dieta


Nos períodos próximos as férias de verão surgem várias opções de dieta para deixar o corpo bonito e “saudável” :

  • dieta do grupo sanguíneo,
  • da sopa,
  • da pimenta,
  • entre outras variações.

A primeira observação a ser feita neste tópico é que nenhuma maneira de perder peso rapidamente é considerada saudável, especialmente por privar o organismo de nutrientes essenciais e levar a quadros de mal-estar e leve desnutrição.

Para perder peso com qualidade, respeite o tempo que o seu organismo precisa.

Não existe milagre para se manter saudável, o segredo é saber comer de tudo com moderação, e adotar a prática constante de atividade física.

Consulte um nutricionista e siga uma dieta prescrita especialmente para você!

Não passe longos períodos em jejum

Sabe aquela história de comer de três em três horas para emagrecer? Pois é, ela é verídica e ajuda muito na sua reeducação alimentar.

Manter uma rotina de alimentação com horários definidos não vai te deixar com o corpo que você sonhou para o verão, mas é o primeiro passo. A rotina educará seu metabolismo e evitará que ele acumule energia a toa.

O maior erro das pessoas que ficam longos períodos em jejum é achar que isso favorecerá a perda de peso, por não estarem ingerindo calorias naquele período.

Nos períodos de longas privações alimentares, nosso organismo se prepara para estocar  mais calorias do que habitualmente faria quando chegar a hora da próxima refeição.

Isso acontece pelo fato de o corpo humano ser programado para prevenir qualquer situação de perigo, e a falta de calorias (que leva a falta de produção de energia) é uma delas.

Comer de três em três horas pode evitar que o corpo entre neste “estado de alerta”.

Isso pode nos manter saciados por mais tempo, comendo em menor quantidade nas refeições seguintes.

Aprenda a cozinhar o seu próprio alimento

Não há nada mais saudável em termos de reeducação alimentar do que preparar sua própria refeição. Isto porque geralmente utilizamos alimentos frescos e livres de conservantes e altos teores de sódio.

A escolha da receita e dos ingredientes demanda dedicação e tempo das pessoas, e a maioria delas tem um dia a dia corrido.

Mas se tratando de promessas para a melhoria da saúde, começar a gastar mais tempo com sua alimentação é algo que vale a pena colocar em pauta.

Hoje em dia é fácil encontrar receitas saudáveis, de rápido preparo, e que possam ser armazenadas por até uma semana na geladeira ou refrigerador.

Aprender a cozinhar nos tempos atuais é considerado uma virtude na vida moderna, podendo até se tornar um delicioso e saudável hobby.

 

Aproveite essas dicas para colocar seu peso em dia e cumprir com as promessas de ano novo!

Não se esqueça que essas pequenas mudanças na rotina provocam grandes melhorias na sua saúde.

Tem alguma outra dica? Deixe seu comentário abaixo!

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