Ano novo, vida nova, e as promessas para os próximos dias sempre voltam, especialmente se estão relacionadas ao controle de peso, iniciar alguma atividade física ou se alimentar melhor. Fazer promessas é fácil, difícil é manter a palavra durante todo o ano. Pretende fazer diferente esse ano? Confira abaixo nossas dicas de reeducação alimentar, desenvolvidas com o auxílio da nutricionista da Cia Athletica Fernanda Furmankiewicz (CRN 36042).

Reduzir o consumo de alimentos prontos e industrializados
O dia a dia corrido das grandes cidades aumentou, e muito, o consumo de alimentos industrializados, pré cozidos ou prontos. Apesar da praticidade, pelo rápido preparo ou nenhuma necessidade de encarar a cozinha, estes produtos não são a melhor escolha para se alimentar. Além de ricos em sódio (que auxilia na conservação destes alimentos) eles possuem alto teor de sacarose e conservantes. Por isto, sempre que possível, prefira comer algo natural, mesmo que seja necessária maior dedicação e tempo gastos no preparo de sua refeição. O seu corpo agradece.

Aumentar significativamente a ingestão de líquidos
Um dos hábitos mais importantes para se manter saudável é a ingestão frequente de líquidos, especialmente em localizações com temperaturas elevadas. É comum observar que a maioria das pessoas não consegue consumir o volume ideal de líquidos recomendado por dia, que é de aproximadamente 2 litros de água pura, no mínimo. Em vez disso estão repondo a perda hídrica através do consumo de refrigerantes e sucos industrializados, que geralmente são mais calóricos e ricos em açúcar do que produtos naturais. A ingestão adequada de líquidos (especialmente água) é importante para manter a hidratação, além de auxiliar no funcionamento adequado do trato gastrointestinal e também no tratamento do cabelo e da pele. Por isto, sempre carregue consigo uma garrafinha cheia de água para se hidratar frequentemente, em qualquer lugar que estiver.

Não seguir dietas da moda
Sempre nos períodos próximos as férias de verão surgem várias opções de dieta para deixar o corpo bonito e “saudável”. Dieta do grupo sanguíneo, da sopa, da pimenta, entre outras variações. A primeira observação a ser feita neste tópico é que nenhuma maneira de perder peso rapidamente é considerada saudável, especialmente por privar o organismo de nutrientes essenciais e levar a quadros de mal-estar e leve desnutrição. Fernanda Furmankiewicz reforça que “não adianta querer perder tudo de uma vez. Para perder peso com qualidade, respeite o tempo que o seu organismo precisa”. A segunda observação é que, infelizmente, não existe milagre para se manter saudável, o segredo é saber comer de tudo com moderação, e adotar a prática constante de atividade física. De acordo com Fernanda “este tipo de dieta está longe de ser saudável, além de provocar mudanças desastrosas no seu metabolismo. Consulte um nutricionista e siga uma dieta prescrita especialmente para você!”

Não passar longos períodos em jejum
Sabe aquela história de comer de três em três horas para emagrecer? Pois é, ela é verídica. Manter uma rotina de alimentação com horários definidos não vai te deixar com o corpo que você sonhou para o verão, mas é o primeiro passo para a reeducação alimentar. Nossa nutricionista Fernanda afirma que “a rotina educará seu metabolismo e evitará que ele acumule energia atoa.” O maior erro das pessoas que ficam longos períodos em jejum é achar que isso favorecerá a perda de peso, por não estarem ingerindo calorias naquele período. Porém, nestes períodos de longas privações alimentares, nosso organismo se prepara para estocar muito mais calorias do que habitualmente faria quando chegar a hora da próxima refeição. Isso acontece pelo fato de o corpo humano ser programado para prevenir qualquer situação de perigo, e a falta de calorias (que leva a falta de produção de energia) é uma delas. Comer de três em três horas pode evitar que o corpo entre neste “estado de alerta”, além de nos manter saciados por mais tempo, comendo em menor quantidade nas refeições seguintes.

Aprenda a cozinhar o seu próprio alimento
Não há nada mais saudável do que preparar sua própria refeição. Isto porque geralmente utilizamos alimentos frescos e livres de conservantes e altos teores de sódio. A escolha da receita e dos ingredientes demanda dedicação e tempo das pessoas, e a maioria delas tem um dia a dia corrido. Mas se tratando de promessas para a melhoria da saúde, começar a gastar mais tempo com sua alimentação é algo que vale a pena colocar em pauta. Hoje em dia é fácil encontrar receitas saudáveis, de rápido preparo, e que possam ser armazenadas por até uma semana na geladeira ou refrigerador. Além disto, aprender a cozinhar nos tempos atuais é considerado uma virtude na vida moderna, podendo até se tornar um delicioso e saudável hobby. Mas não custa seguir a dica da nossa nutricionista para evitar escorregões na hora de se arriscar na cozinha: “Não vá ao supermercado quando estiver com fome. Fuja das tentações!”

Aproveite essas dicas para colocar seu peso em dia e cumprir com as promessas de ano novo! Não se esqueça que essas pequenas mudanças na rotina provocam grandes melhorias na sua saúde. Tem alguma outra dica? Deixe seu comentário abaixo!

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