5 dicas de reeducação alimentar para as promessas no Ano Novo!

Ano novo, vida nova, e as promessas para os próximos dias sempre voltam…

Especialmente se estão relacionadas ao controle de peso, iniciar alguma atividade física ou se alimentar melhor!

Fazer promessas é fácil, difícil é manter a palavra durante todo o ano. Pretende fazer diferente esse ano? Confira abaixo nossas dicas de reeducação alimentar!

Reduza o consumo de alimentos prontos e industrializados


O dia a dia corrido das grandes cidades aumentou, e muito, o consumo de alimentos industrializados, pré cozidos ou prontos.

Apesar da praticidade, pelo rápido preparo ou nenhuma necessidade de encarar a cozinha, estes produtos não são a melhor escolha para se alimentar.

Além de ricos em sódio (que auxilia na conservação destes alimentos) eles possuem alto teor de sacarose e conservantes.

Sempre que possível, prefira comer algo natural, mesmo que seja necessária maior dedicação e tempo gastos no preparo de sua refeição. O seu corpo agradece!

Aumente significativamente a ingestão de líquidos


Um dos hábitos mais importantes para se manter saudável é a ingestão frequente de líquidos. Especialmente em localizações com temperaturas elevadas!

É comum observar que a maioria das pessoas não consegue consumir o volume ideal de líquidos recomendado por dia. O correto é ingerir aproximadamente 2 litros de água pura, no mínimo.

Ao invés  disso muitas pessoas estão repondo a perda hídrica através do consumo de refrigerantes e sucos industrializados.  Estes são geralmente mais calóricos e ricos em açúcar do que produtos naturais.

A ingestão adequada de líquidos (especialmente água) é importante para manter a hidratação, além de auxiliar no funcionamento adequado do trato gastrointestinal e também no tratamento do cabelo e da pele.

Por isto, sempre carregue consigo uma garrafinha cheia de água para se hidratar frequentemente, em qualquer lugar que estiver.

Reeducação alimentar: beba muita água!
Reeducação alimentar: beba muita água!

Reeducação alimentar, e não dieta


Nos períodos próximos as férias de verão surgem várias opções de dieta para deixar o corpo bonito e “saudável” :

  • dieta do grupo sanguíneo,
  • da sopa,
  • da pimenta,
  • entre outras variações.

A primeira observação a ser feita neste tópico é que nenhuma maneira de perder peso rapidamente é considerada saudável, especialmente por privar o organismo de nutrientes essenciais e levar a quadros de mal-estar e leve desnutrição.

Para perder peso com qualidade, respeite o tempo que o seu organismo precisa.

Não existe milagre para se manter saudável, o segredo é saber comer de tudo com moderação, e adotar a prática constante de atividade física.

Consulte um nutricionista e siga uma dieta prescrita especialmente para você!

Não passe longos períodos em jejum

Sabe aquela história de comer de três em três horas para emagrecer? Pois é, ela é verídica e ajuda muito na sua reeducação alimentar.

Manter uma rotina de alimentação com horários definidos não vai te deixar com o corpo que você sonhou para o verão, mas é o primeiro passo. A rotina educará seu metabolismo e evitará que ele acumule energia a toa.

O maior erro das pessoas que ficam longos períodos em jejum é achar que isso favorecerá a perda de peso, por não estarem ingerindo calorias naquele período.

Nos períodos de longas privações alimentares, nosso organismo se prepara para estocar  mais calorias do que habitualmente faria quando chegar a hora da próxima refeição.

Isso acontece pelo fato de o corpo humano ser programado para prevenir qualquer situação de perigo, e a falta de calorias (que leva a falta de produção de energia) é uma delas.

Comer de três em três horas pode evitar que o corpo entre neste “estado de alerta”.

Isso pode nos manter saciados por mais tempo, comendo em menor quantidade nas refeições seguintes.

Aprenda a cozinhar o seu próprio alimento

Não há nada mais saudável em termos de reeducação alimentar do que preparar sua própria refeição. Isto porque geralmente utilizamos alimentos frescos e livres de conservantes e altos teores de sódio.

A escolha da receita e dos ingredientes demanda dedicação e tempo das pessoas, e a maioria delas tem um dia a dia corrido.

Mas se tratando de promessas para a melhoria da saúde, começar a gastar mais tempo com sua alimentação é algo que vale a pena colocar em pauta.

Hoje em dia é fácil encontrar receitas saudáveis, de rápido preparo, e que possam ser armazenadas por até uma semana na geladeira ou refrigerador.

Aprender a cozinhar nos tempos atuais é considerado uma virtude na vida moderna, podendo até se tornar um delicioso e saudável hobby.

 

Aproveite essas dicas para colocar seu peso em dia e cumprir com as promessas de ano novo!

Não se esqueça que essas pequenas mudanças na rotina provocam grandes melhorias na sua saúde.

Tem alguma outra dica? Deixe seu comentário abaixo!

4 COMENTÁRIOS

  1. gostei do seu site muito interessante o conteúdo, queria te dar os parabéns e dizer que vou acompanhar mais vezes para saber sempre as novidades. Bjus

  2. Tenho muitas dificuldades para emagrecer, espero que agora que encontrei seu site consiga colocar essas dicas em prática e alcançar o meu peso ideal. Obrigada por comparilhar seu conhecimento.

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