Tendências fitness 2018: ACSM WORLDWIDE SURVEY OF FITNESS TRENDS

Nos últimos 12 anos, os editores da Health & Fitness Journal® do American College of Sports Medicine (ACSM) circularam uma pesquisa eletrônica para milhares de profissionais ao redor do mundo para determinar as tendências de saúde e fitness.

A pesquisa foi concebida para confirmar ou introduzir novas tendências (não modismos) que têm um impacto positivo percebido na indústria de acordo com os entrevistados internacionais.

ACSM WORLDWIDE SURVEY OF FITNESS TRENDS FOR 2018

A pesquisa online foi enviada para 114.455 profissionais de fitness saúde, 4.133 responderam. As respostas foram recebidas de quase todos os continentes, 43 países ao todo.

Os entrevistados foram orientados a fazer uma distinção entre um “modismo” e uma “tendência”.

  • Tendência: desenvolvimento geral ou mudança na forma que as pessoas estão se comportando.
  • Modismo: uma moda que é retomada com grande entusiasmo por um breve período. Os modismos podem aparecer mas irão cair fora da lista nos anos subsequentes (alguns tão curtos quanto 1 ano).

Havia 40 possíveis tendências fitness 2018 na lista. Os editores incluíram itens detodos os quatro setores da indústria do fitness saúde: corporativo, clínico, comunitário e comercial.

As 25  maiores tendências dos anos anteriores foram incluídas na pesquisa, e foram adicionadas  algumas tendências potencialmente emergentes  previamente identificadas pelos editores. No final da pesquisa havia um espaço em branco para o entrevistado incluir outras potenciais tendências de fitness deixadas fora da lista.

O potencial impacto no mercado de um novo equipamento, um dispositivo de exercício ou programa não foi avaliado por esta pesquisa.

Embora ninguém possa prever com precisão o futuro de qualquer indústria, esta pesquisa ajuda a acompanhar as tendências no campo. Isso pode ajudar os proprietários, operadores, diretores do programa e treinadores pessoais na tomada de decisões dos seus negócios.

Tendências em alta e em baixa

Os resultados desta pesquisa anual podem ajudar a indústria de fitness em algumas decisões de investimento  importantes  para o seu desenvolvimento.

Em 2018, algumas tendências emergentes dos últimos 3 anos foram confirmadas no top 10:

  • O HIIT voltou a ser classificado como a número 1 depois de cair para a terceira posição em 2017.
  • O Treinamento com peso corporal é agora o número 4.
  • A tecnologia wearable saiu da primeira posição em 2017 para a terceira em 2018.

Caindo fora das 20 principais tendências de 20 fitness:

  • medidas de resultados (número 21 em 2018),
  • Apps de exercícios no smartphone (número 26 em 2018)
  • promoção da saúde do local de trabalho (número 23 em 2018).

Novas tendências entre as 20 identificadas para 2018:

  • licenciatura para profissionais de fitness,
  • núcleo de formação
  • treinamento de esporte-específico.

As seguintes tendências fitness 2018 continuam a existir na indústria de saúde e fitness, mas com não tanta popularidade de acordo com esta pesquisa:

  • Clubes sociais de fitness (número 40),
  • Dança aeróbica (número 39)
  • Aulas de gravidez e pós-natal (número 38),
  • Aulas de barra (número 37),
  • Água/esportes aquáticos (número 36),
  • Caminhada/corrida/jogging clubes (número 35),
  • Pilates (número 34),
  • Treinamento online(número 33),
  • Estúdios de fitness – boutique (número 32).

Tendências Fitness 2018

1.HIIT

No topo da lista das tendências fitness 2018 está o HIIT.

Períodos curtos de exercício de alta intensidade seguidos de um curto período de repouso ou de recuperação.

Apesar das advertências por alguns profissionais de fitness de taxas de ferimento potencialmente aumentada usando HIIT, esta forma de exercício tem sido popular em academias em todo o mundo.

A Cia Athletica lançou em 2017 programas e aulas como o Orange Zone, HIIT e Cia Todo Dia, que estão completamente alinhados com esta tendência.

2.Treinamento em grupo – aulas coletivas

Os instrutores de aulas coletivas ensinam, lideram e motivam os indivíduos.

Programas de grupo são projetados para serem sessões eficazes para níveis de aptidão diferentes e são altamente motivacionais.

Existem muitos tipos de aulas e equipamentos, como a aeróbica, aulas de bike e aulas de dança.

Programas de exercícios em grupo estiveram ao redor por muito tempo e têm aparecido como uma tendência potencial em todo o mundo. Observe que a pesquisa retrata uma tendência geral para aulas de exercícios e ginástica, mas não especificamente as aulas de dança.

A Companhia Athletica é hoje a rede de academias no Brasil que mais investe no desenvolvimento de aulas coletivas exclusivas. Só na ginástica, as unidades oferecem entre 80 e 110 horas de programação toda semana.

3.Wearables

A tecnologia wearable inclui rastreadores inteligentes de atividades, relógios, monitores de frequência cardíaca, dispositivos de rastreamento GPS e óculos, que foram introduzidos há apenas alguns anos. A indústria de wearables hoje alcança US $ 1,5 bilhões em vendas, incluindo também tecidos inteligentes e interativos têxteis.

A Cia Athletica oferece o sistema My Beat de monitoração cardíaca nas suas aulas de spinning e Orange Zone.

Tendências fitness 2018: wearables
Tendências fitness 2018: wearables

4.Treinamento com peso corporal

O Treinamento com peso corporal apareceu pela primeira vez na pesquisa de tendências em 2013 (em número 3) e estava na posição de número 2 para 2017, mas na verdade as pessoas têm usado seu próprio peso de corpo por séculos como uma forma de treinamento de resistência. Os programas de treinamento com o peso de corpo usam equipamento mínimo, que a torna uma maneira muito barata de exercício.

O treinamento com peso corporal está presente em diversos programas e aulas da Companhia Athletica: Cia Funcional, Cross Swim, Cia Todo Dia, Cross Fit e muitos outros.

5.Treinamento de Força

O Treinamento de Força continua popular em todos os setores da indústria de saúde e fitness e para muitos tipos diferentes de clientes. Os clientes mais jovens usam pesos quase exclusivamente. Nas academias de hoje, no entanto, existem muitos outros públicos (homens e mulheres, jovens e velhas, crianças e pacientes com doença crônica estável) cujo foco principal é o treinamento de força. Atualmente, é usado também para reabilitação cardiovascular e pulmonar, ou programas de gestão de doença metabólica.

O treinamento de força da Cia Athletica é completamente individualizado. Os alunos recebem uma sessão de prescrição de treinamento personalizado gratuita em todas as séries iniciais e trocas de séries. O treinamento pode ser baixado no APP Cia On, onde o praticante encontra sua agenda, periodização e vídeos dos exercícios prescritos.

6.Profissionais de fitness educados, certificados e experientes.

Esta tendência continua cada vez mais forte. Há uma grande variedade de certificações oferecidas por organizações acreditadas nacional e internacionalmente. Continua a haver um crescimento sustentado de programas educacionais em faculdades, escolas e universidades. Uma vez que o mercado para profissionais de fitness tornou-se  mais competitivo, o interesse em algum grau de regulamentação parece estar se expandindo pelo mundo.

Além de selecionar um corpo técnico altamente especializado, a Companhia Athletica oferece um vasto programa de capacitação e atualização profissional para todos os seus professores e estagiários. Uma verdadeira escola de fitness, qualidade de vida e bem estar!

7.Yoga

Ioga vem crescendo em uma variedade de formas, incluindo Power Yoga e Bikram Yoga (aquele feito em ambientes quentes e úmidos). Outras formas de yoga incluem Iyengar Yoga, Ashtanga, Vinyasa Yoga, Kripalu Yoga, Anuara Yoga, Kundalini Yoga e Sivananda Yoga. Livros e vídeos instrutivos são abundantes, como o aumento do número de certificações para os muitos formatos de ioga. Yoga parece reinventar-se  e atualizar-se anualmente, tornando-se uma forma de exercício cada vez mais atraente.

Todas as unidades da Cia Athletica oferecem aulas de yoga junto ao programa de ginástica.

8.Personal Training

Os personal trainers continuam buscando maior profissionalização da sua indústria. Embora tenham havido algumas alterações menores de treinamento pessoal (por exemplo, pequenos grupos em vez de um contra um), os personal trainers continuam sendo uma parte importante da equipe profissional atuando nas academias.

Os personal trainers que atuam na Cia Athletica também são convidados a participar dos programas de capacitação e atualização profissional e estão antenados em todas as maiores tendências de fitness.

9.Programas para terceira idade

Adultos mais idosos podem participar em programas de exercícios mais rigorosos, incluindo HIIT, quando apropriado, esportes de equipe e treinamento de força. Até mesmo os idosos frágeis podem melhorar o seu equilíbrio e capacidade de realizar atividades de vida diária quando dado as atividades do programa de aptidão funcional adequada. Há um mercado crescente de adultos mais velhos, que agora estão se aposentando mais saudáveis do que as outras gerações.

O Programa Platinum da Cia Athletica foi desenhado especialmente para o público adulto maduro. A academia é desenhada e projetada para atender toda a família, do bebê ao bisavô, com elevadíssimo grau de qualidade.

10.Treinamento funcional

Treinamento para melhorar o equilíbrio, coordenação, força, potência e resistência de força e para aumentar a capacidade para realizar atividades de vida diária. Alguns dos entrevistados disseram que eles usam o treinamento funcional em programas de fitness para adultos mais velhos. O treinamento funcional também é usado em programas clínicos para replicar as atividades da rotina diária.

As salas de musculação da Cia Athletica oferecem uma área de treinamento funcional ampla e completamente equipada com equipamentos e acessórios variados. Além disso, o treinamento funcional também é oferecido através das aulas: Cia Funcional Treinamento Funcional, CiaTodoDia, Cross Swim.

11.Exercício e perda de peso

Exercício em programas de perda de peso tem sido uma tendência top 20 desde que começou a pesquisa. A combinação de exercício e perda de peso enfatiza a restrição calórica com um programa de exercícios sensato. A combinação de exercício e dieta é essencial para a manutenção da perda de peso e pode melhorar a conformidade a dietas de restrição calórica.

O programa Agora Vai é uma grande competição de perda de peso entre grupos de alunos  da Companhia Athletica, sempre liderados e acompanhados por um professor. O desafio acontece uma vez por semestre e os resultados são fantásticos!

12.Exercício é remédio

“Exercise is medicine” é uma iniciativa de saúde global que está focada em incentivar médicos e outros prestadores de cuidados de saúde para recomendar a atividade física para os seus pacientes. A atividade física é parte integrante na prevenção e tratamento de doenças e deve ser regularmente abordada e avaliada durante todas as visitas e consultas. A campanha incentiva os profissionais do exercício a desenvolverem relacionamentos significativos com os médicos e prestadores de cuidados de saúde, para desenvolver a confiança necessária para indicar seus pacientes.

A Cia Athletica foi parceira da campanha Exercise is Medicine no seu lançamento e foi a primeira academia da América Latina certificada pela Medical Fitness Association. Os alunos indicados pela comunidade médica são atendidos através do Programa Prevenção.

13.Personal Training em pequenos grupos

O personal trainer agora oferece seus serviços em  pequenos grupos, normalmente de dois a quatro pessoas,  oferecendo potencialmente grandes descontos para cada membro do grupo. Nestes tempos econômicos desafiadores, treinadores pessoais estão sendo mais criativos na forma de comercialização dos  pacotes e sessões de treinamento personalizado.

14.Esportes ao ar livre

Atividades ao ar livre podem ser feitas com a família e amigos, com um grupo, ou por si mesmo. Caminhadas, canoagem, caiaque e jogos ou esportes são exemplos de atividades ao ar livre. Atividades ao ar livre também incluem aventuras com pernoite, camping, viagens, escalada de montanhas.

O grupo de corridas da Companhia Athletica agrega praticantes que gostam de participar de corridas de rua e está presente em todas as maiores provas de corrida do Brasil.

15.Flexibilidade e mobilidade usando rolos

Rolos de mobilidade são projetados especificamente para massagem, para aliviar a tensão muscular, aliviar os espasmos musculares, melhorar a circulação, aliviar o desconforto muscular e auxiliar no retorno à atividade normal. Os rolos foram projetados para a liberação miofascial da região lombar, quadris e para grupos musculares maiores, como os tendões e os músculos glúteos.

Os rolos são utilizados no programa Cia Todo Dia Alongamento e nas aulas de Axis da academia Cia Athletica.

16.Licenciamento para profissionais de fitness

Algumas profissões nos Estados Unidos e ao redor do mundo são regulamentadas. Uma tendência na indústria do fitness é a regulamentação de profissionais de fitness e personal trainers. Esta é a primeira vez que licenciatura para profissionais de fitness tem sido nas tendências fitness  na indústria. No Brasil, a profissional de Educação Física já tem sua profissão regulamentada através dos Conselhos Regional e Federal de Educação Física.

17.Treinamento em circuitos

O treinamento em circuito é semelhante ao HIIT, mas tem intensidade muito mais baixa ou mesmo moderada. Treinamento em circuito é, normalmente, um grupo de cerca de 10 exercícios que são realizados em sucessão e em uma sequência pré-determinada. Cada exercício é realizado por um número pré-determinado de repetições ou por um período de tempo,  alternando-se um descanso rápido antes de passar para o próximo exercício.

Na Cia Athletica, as aulas de Condicionamento Físico, Cross Swim e Orange Zone são oferecidas neste formato.

18.Wellness Coaching

Wellness coaching é a integração da ciência da mudança de comportamento com a promoção da saúde, prevenção de doenças e reabilitação. Wellness coaching frequentemente usa uma abordagem individual semelhante à de um personal trainer com o treinador, fornecendo apoio, orientação, incentivo e confirmação quando atingem-se objetivos de curto e longo prazo. Os profissionais de saúde e fitness agora estão acrescentando wellness coaching às suas técnicas de exercício nas sessões de treinamento.

19.Exercícios de Core

Os exercícios de Core enfatizam a força e condicionamento dos músculos estabilizadores do abdômen, tórax e costas. Incluem exercícios que fornecem suporte para a coluna vertebral e tórax. Exercitar os músculos do Core melhora a estabilidade geral do tronco e a transferências de força para as extremidades, permitindo maior desempenho em vários esportes que exigem força, velocidade e agilidade. Para o exercício os praticantes  utilizam bolas, BOSU e rolos de espuma.

A musculatura do Core é treinada através das aulas de Power Abs e Low Pressure Fitness nas unidades da Companhia Athletica.

20.Treinamento esportivo

Em vigésimo lugar no ranking das tendências fitness 2018 está o treinamento voltado pata esportes.

Treinamento específico para esportes como futebol, baseball e tênis, projetado especialmente para os atletas. Ajudar a desenvolver habilidades durante o período de entre competições e a aumentar a força e a resistência específica para o esporte, algo como aptidão funcional para o desempenho no esporte.

 

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