Orange Zone: um HIIT variado, monitorado e divertido!

Orange Zone é  uma aula coletiva especialmente desenhada para promover emagrecimento, que utiliza:

  • esteiras,
  • remadores
  • exercícios funcionais.
Orange Zone by Cia Athletica
Orange Zone by Cia Athletica

A aula tem duração de 60 minutos.

O treinamento cardiovascular é sempre intervalado para permitir maior intensidade,  tem duração de 30 a 40 minutos e é realizado nos ergômetros (esteiras e remadores).

O restante da aula é composto por exercícios funcionais, globais (que movimentam vários grupamentos musculares simultaneamente) com a utilização de equipamentos variados:

  • TRX,
  • step,
  • funcional board,
  • halteres e colchonetes.

O objetivo destes exercícios é fortalecer e os grandes grupamentos musculares, assim como os músculos mais internos ( posturais, estabilizadores) do corpo.

Emagrecimento

O treino intenso proporciona um grande consumo calórico (500 a 800 kcal/hora).

Ele provoca o aumento das enzimas e hormônios que facilitam metabolicamente a mobilização da gordura.

Depois do treino, o organismo precisa repor estes estoques, e parte da energia necessária para esta reposição vem da gordura corporal.

“O efeito conhecido como EPOC (excess post exercise oxigen consumption), pode durar até 48 horas”, explica Cacá Ferreira, consultor técnico corporativo da Cia Athletica.

Monitoração da Intensidade do Treino

Durante a aula, os alunos têm a  sua frequência cardíaca monitorada em tempo real, através do uso de monitores  (cintas ou relógios).

A monitoração da intensidade, projetada nas TVs, permite ao professor e aos alunos fixarem metas de intensidade para cada fase da aula.

O sistema MyBeat personaliza a faixa de treinamento para cada aluno, de acordo com:

  • altura,
  • peso,
  • idade,
  • sexo.

As diferentes faixas de intensidade são coloridas de acordo com o quadro abaixo:

Orange Zone: Aula monitorada pelo sistema My Beat
Orange Zone: Aula monitorada pelo sistema My Beat

 

HIIT

Na aula de Orange Zone, os alunos devem alcançar e permanecer na zona laranja de intensidade por 12 a 20 minutos.

Essa zona de treinamento, compreendida entre 84 e 91% da frequência cardíaca máxima, indica o momento do limiar.

O praticante passa a utilizar predominantemente o glicogênio como fonte de energia, depletando os seus estoques musculares.

 

Feedback imediato

Ao final da aula, cada participante recebe um e-mail individualizado com todas as informações do treino realizado: quantidade de calorias gastas, quantidade de minutos em cada faixa de intensidade, frequência cardíaca média e máxima alcançadas durante o treino.

 

 

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