A importância do alongamento Flex Circuit

Quando você começa a praticar exercícios físicos, sempre ouve sobre a importância do alongamento.

Mas muitas vezes você sequer sabe o que é alongamento e por que ele é realizado antes ou depois dos demais exercícios.  A Cia Athletica oferece uma aula de alongamento exclusiva , conhecida como Flex Circuit.

Quer saber um pouco mais sobre esse exercício, por tantas vezes negligenciado? Então confira o nosso artigo e descubra o que o alongamento pode fazer não só pelo seu treino, como também pela sua qualidade de vida.

O que é alongamento?

Antes de mais nada é importante saber que alongamento é um exercício físico voltado para a flexibilidade dos músculos.

Promove o estiramento de boa parte das fibras musculares, além de propiciar uma amplitude maior dos movimentos, melhorando a performance em diferentes atividades físicas.

Segundo Danuzia de Oliveira, consultora técnica da Cia Athletica, alongar é essencial para a saúde  muscular.

“A prática do alongamento muscular ajuda a manter o corpo menos tenso e mais flexível, melhorando potencialmente a movimentação das articulações, diminuindo as dores e aumentando a disposição”, revela a professora.

Mas vale destacar que não é por se tratar de uma atividade leve e recomendada para todas as idades, que o alongamento deve ser realizado sem critério.

O ideal é que a série seja elaborada por um profissional que leve em consideração as condições físicas do atleta e obedeça a uma sequência lógica de execução.

Qual a importância do alongamento?

Os músculos são como elásticos que precisam ser frequentemente estendidos para não “arrebentarem” quando forem muito exigidos. E o alongamento promove exatamente essa flexibilização.

Analogias à parte, o alongamento trabalha diferentes estruturas musculares, como, por exemplo, o sarcômero, os tecidos conjuntivos, o fuso muscular e o órgão tendinoso de Golgi.

A importância do alongamento passa também pela melhoria da postura.

E por quê? Justamente porque o alongamento é focado na manutenção ou elevação dos níveis de mobilidade articular e elasticidade muscular. E esses fatores associados contribuem potencialmente para a melhora postural.

Alongar aumenta a sensação de bem-estar, diminui as dores e tensões e possibilita maior consciência corporal, requisito imprescindível para o equilíbrio e alinhamento da postura.

Então já deu para entender por que é preciso fazer alongamento antes ou depois dos treinos?

Importância do alongamento: qualidade de vida

A importância do alongamento é tão grande que o corpo clama por alongar-se. Basta lembrarmos como é forte o impulso natural de espreguiçar ao acordar, ou seja, o corpo quer se alongar.

Aliás, a parte da manhã é uma ótima hora para fazer isso, depois de horas de relaxamento provocado pelo sono.

O alongamento é um exercício que faz bem não somente para o corpo, mas também para a alma. A sensação de relaxamento produz bem-estar e melhora a qualidade de vida, afinal, eleva o ânimo, aumenta a autonomia do corpo e previne o surgimento de dores.

Por essa recomendação deve ser realizado alongamento antes do treino e alongamento pós treino, porque a fisiologia é bastante clara nesse sentido: músculos encurtados e tensos limitam a amplitude dos movimentos, afetam a postura e em certos casos, a precariedade na flexibilidade da musculatura pode gerar sérios desconfortos físicos.

O que são alongamentos estático, dinâmico e passivo? 

Ao entender a importância do alongamento na atividade física, saiba que existem diferentes tipos de alongamento e cada um deles é realizado de uma forma, cumprindo papéis bem específicos na musculatura. Veja abaixo:

Estático

É o tipo de alongamento mais tradicional. Nele, enquanto uma área fica estendida, o restante do corpo permanece parado. A recomendação é que o atleta fique entre 30 e 60 segundos na mesma posição para bons resultados.

Dinâmico

No alongamento dinâmico o atleta faz movimentos de vai e vem, que por sua vez ajudam a trabalhar diferentes estruturas, por meio de estímulos que ajudam os músculos a se soltarem e ficarem menos tensos.

Passivo

Nesse alongamento o atleta recebe a ajuda de outra pessoa ou equipamento, que o auxilia no controle da força aplicada, sempre respeitando os limites do corpo e contribuindo para que as posições sejam anatomicamente confortáveis.

Flex Circuit, uma modalidade pra lá de funcional

Sabendo por que o alongamento é importante, fica fácil compreender também porque os alunos gostam tanto da aula de Flex Circuit!  É uma aula de grupo exclusiva, que consiste em um circuito de alongamento e exercícios posturais.

As séries são realizadas com o auxílio do banco Postural Flex e de outros equipamentos, como bola e colchonete.

O uso do banco articulado possibilita um trabalho postural intenso e para os iniciantes, proporciona o conforto de manter o corpo apoiado, viabilizando um alongamento mais consciente,  posturas mais corretas e relaxadas.

Flex Circuit tem como principais vantagens o desenvolvimento da flexibilidade e a efetiva melhora da postura, o que novamente reforça a importância do alongamento.

A modalidade trabalha vários grupos musculares, incluindo glúteos, tronco, braços e pernas.

O gasto calórico é moderado (apenas 60 kcal por hora), mas os benefícios são incontáveis. 30 minutos de Flex Circuit , uma ou duas vezes por semana, po8dem fazer a diferença pela vida toda.

Agora que você já conhece a importância dos alongamentos, que tal colocar todo o seu conhecimento em prática? Cuide da flexibilidade da sua musculatura e não abra mão de alongar-se. Bons treinos!

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